pt  |  en  |  es  |  fr
Rio de Janeiro, 18 de abril de 2014
Área restrita -Entrar Quem Somos | Eixos temáticos | Equipe | Links | Contato
comentários

Luiz Clovis Belarmino - Pelotas

Senhores, parabéns pelo conteúdo e disponibilização de resultados de estudos sobre políticas públicas para a agricultura. Gostaria de aceder e/ou receber notícias sobre os atuais e futuros conteúdos, para fins de uso nas minhas atividades de socioeconomia na Embrapa. Agradeço pela atenção e consideração. Abraços

Ir para a lista completa

apresentação O Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA) constitui-se num grupo de pesquisa integrado ao Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), ligado ao Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O OPPA está registrado na base dos Diretórios dos Grupos de Pesquisa do CNPq, com a chancela da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRRJ.

O Observatório foi criado em agosto de 2005 por professores pertencentes ao quadro do CPDA com o objetivo de acompanhar, analisar e debater um conjunto de políticas públicas e programas governamentais direcionados ao meio rural brasileiro. Para tanto, foram definidos seis eixos temáticos de trabalho, que estruturam as pesquisas e o trabalho do grupo.

Entre as atividades desenvolvidas pelo Observatório, encontram-se a realização de estudos específicos; a promoção de eventos (debates, workshops e seminários especializados); a publicação de boletins mensais de análise de políticas públicas, além de outras publicações, e o clipping e sistematização de notícias da grande imprensa sobre os temas abordados pelo grupo.

Além do apoio institucional do CPDA/DDAS/ICHS/UFRRJ, o OPPA tem recebido a colaboração e/ou financiamento de diversas instituições, tais como: ActionAid Brasil, ActionAid Americas, Centre de Coopération Internationale de Recherches Agronomiques pour le Développement (CIRAD), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/MDA).
Quem Somos
 
livros
Políticas de Desenvolvimento Territorial e Enfrentamento da Pobreza Rural no Brasil: Estudos de Casos

Políticas de Desenvolvimento Territorial e Enfrentamento da Pobreza Rural no Brasil: Estudos de Casos

Em 2007, o Brasil detinha mais de 30% da pobreza latino-americana, o que correspondia a aproxima... ( leia mais )

Lista completa

Apoio
CPDA Universidade Federal de Santa Catarina CNPq Faperj Cirad IICA NEAD Ministério do Desenvlvimento Agrário Brasil